China : Através da Indústria e do Comércio Exterior, se tornou um país próspero.



China : Através da Indústria e do Comércio Exterior, se tornou um país próspero.


Já faz algum tempo que a China deixou de ser a simples produtora de manufaturas, deixou também de ser a economia que se sustentava unicamente no custo da sua mão-de-obra ou dos seus recursos naturais.


O crescimento chinês parece nunca acabar!

Hoje, após um grande período de sucessivas liberalizações econômicas, a China se tornou um grande concorrente nos mercados ocidentais.


Atualmente estamos testemunhando na China  a maior migração da história da humanidade, da pobreza rural para a vida urbana de classe média. Centenas de milhões de pessoas saíram da zona rural e se mudaram para as grandes cidades.


Esse país apresenta elevadas taxas de crescimento econômico nestas últimas décadas com taxas superiores a 6% a.a. Este resultado deve-se a uma estratégia de desenvolvimento de nação e a implementação de ações que tem promovido o aumento da participação chinesa no comércio internacional e no desenvolvimento tecnológico.



As razões para esta mudança estrutural são inúmeras, mas destaca-se uma mão-de-obra altamente qualificada e abundante, constante capacidade de aprendizado, desenvolvimento e absorção de novos conhecimentos. Sem mencionar a utilização da estratégia de imitação para a promoção de inovação incremental com alto impacto no mercado internacional.



Empresas externas investem na capacitação de empresas chinesas : Dentro da estratégia chinesa, o investimento direto externo tem contribuído para a capacitação de empresas chinesas. Atualmente, as empresas chinesas estão exportando produtos de média e alta intensidade tecnológica. Se trata de produtos competitivos. Situação esta diferente dos anos 90, que os produtos chineses eram sinônimo de produtos de baixa qualidade, baixa durabilidade e baixa resistência.



 A atual indústria chinesa tem atuado também em setores intensivos em conhecimento, tais como setor de equipamentos de telecomunicações, setores de semicondutores, microeletrônica, farmacêutica e biotecnologia.


Estes setores industriais têm exportado para todos os países do mundo, sendo os Estados Unidos, o país mais relevante para a política de comércio exterior chinês.





Investimento e Comodities chinesas:


-A China é o maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;



- É o maior produtor mundial de milho e arroz;



-Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;



-Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;



- Investimentos em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos. Construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes;



-Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo*;



*A Petrochina é a empresa petrolífera com o maior valor de mercado do mundo.



A empregabilidade na China



Na China é praticada o controle governamental dos salários e regras trabalhistas. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.



Muitos trabalhadores, residem nas dependências das mega- industrias situadas na china (em condições não muitos favoráveis).


Essas dependências além de serem compostas de alojamentos , são também cidades que atendem seus empregados , com supermercados , cinemas , clubes, lanchonetes e etc..


A média do salário mínimo Chinês está na faixa de 1.450 yuanes (Baseado nos dados de Shangai, em 2012) cerca de R$807.11 reais brasileiros.

A jornada de trabalho Na China costuma ser de 10 horas, somando as horas extras podem totalizar 16 horas de trabalho .

Na China as escalas de produção são colossais. Para se ter uma idéia, um terço dos sapatos vendidos no mundo provém da região de Guangdong, onde está Yue Yuen.





 Participação do bloco econômico:
Participação no bloco econômico APEC (Asian Pacific EconomicCooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países;

A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.



O porto de Shanghai


Em 1842,o Porto de Shanghai foi aberto para o comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidade de Shanghai no cenário mundial. No começo do século 20, era a maior cidade do Oriente, e o porto, também, era considerado como a principal referência da Ásia.

Shanghai é um porto de posição líder na seleção dos  10 maiores* portos do mundo, ultrapassou o porto de Cingapura em termos de movimentação, tornando-se o maior do mundo no quesito, com cerca de 29 milhões de TEU’s movimentados.

 É localizado no rio Yangtze, e lida com o comércio de províncias de Jiangsu, Henan e Zhejiang .


A importância do porto é provavelmente pelo seu posicionamento estratégico para comércio, com ambos o rio Yangtze e Mar da China Oriental (compreende à um porto marinho de águas profundas e um porto fluvial), proporcionando uma rota marítima muito viável.

O porto é administrado pela operador portuário Shanghai  International  Port, empresa pública, da qual 44% dos lucros são repassados à prefeitura municipal de Shanghai.


*A china aparece 6 vezes na seleção dos 10 maiores portos do mundo.


Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#01 Logística - A.C. 10.000

Commodities